Mamografia Digital, quando fazer?

A ultrassonografia mamária é o exame indicado para avaliação das mamas em pacientes jovens.

Este exame, quando normal, deve ser realizado uma vez ao ano.

Ao completar 35 anos, a paciente deve realizar a sua primeira mamografia, que serve para o registro em raios-x do padrão de cada mama. Este exame deve ser guardado, pois servirá como guia para comparação com as outras mamografias que serão feitas ao longo da vida.

- A partir dos 40 anos, a mamografia deve ser feita anualmente. O rastreamento mamográfico está indicado para todas as mulheres assintomáticas acima de 40 anos, conforme consenso publicado em 2012 pela Comissão Nacional de Qualidade em Mamografia do Colégio Brasileiro de Radiologia e Diagnóstico por Imagem (CBR), em conjunto com a Federação Brasileira de Associações de Ginecologia e Obstetrícia (Febrasgo) e a Sociedade Brasileira de Mastologia (SBM).

- A partir dos 40 anos, a ultrassonografia das mamas passa a ser um exame coadjuvante à mamografia anual. Os dois exames se complementam.

- Se a paciente tem histórico de câncer de mama na família, o protocolo deve ser personalizado, de acordo com informações fornecidas pelo seu médico mastologista.